Como testar as novas funções de uma aplicativo na versão beta no Android - Gel Tutoriais

Só as Melhores.

Post Top Ad

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Como testar as novas funções de uma aplicativo na versão beta no Android



Instalar aplicativos em beta permite que o usuário tenha acesso a funções inéditas daquele app antes que a maioria das pessoas possam vê-las. A fase "beta" de desenvolvimento de um aplicativo serve justamente para que esses novos recursos sejam testados em um ambiente um pouco mais controlado.
É fácil encontrar aplicativos que têm um programa de testes de modo beta. Se você usa Android, é mais fácil ainda. No Google Play, alguns dos apps mais populares, como WhatsApp, Facebook, Snapchat e Instagram, possuem uma versão de testes que qualquer pessoa pode baixar e experimentar.

Basta abrir a página do app em questão no Google Play (como exemplo, esta), rolar até o final da página e procurar por esta mensagem:


Se você tocar em "Aceitar", você será informado de que a versão beta de um app nem sempre é a mais estável. Por ser um programa de testes, espere que alguns dos recursos não funcionem tão bem quanto na versão final. O risco de perder alguns dados também existe. Portanto, aceite-o com cuidado.

Se decidir entrar no programa de testes daquele app de qualquer jeito, toque em "Participar". A partir daí, a mensagem vai mudar para informar que a sua inscrição na versão beta daquele aplicativo está em andamento. Vale lembrar que você precisa já ter o tal app instalado no seu celular antes de participar do programa de testes.

Aguarde alguns minutos - talvez seja necessário atualizar o aplicativo. Em seguida, volte à página daquele app no Google Play. Note que o título do programa agora tem o termo "Beta" entre parênteses. Abaixo dele, você verá a seguinte mensagem:

Pronto. Agora você pode ter acesso a funções novas, testadas com exclusividade na versão beta daquele app, antes que a maioria das pessoas possam experimentá-las. Se quiser, você também pode conferir uma lista de todos os apps no seu dispositivo que estão em versão beta.

No app do Google Play, toque no ícone de menu (três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da tela) e depois toque em "Meus apps e jogos". Em seguida, quando a lista de aplicativos surgirem, vá até a guia "Beta", à direita da tela. Toque ali e você verá os apps no seu celular que estão em fase de testes.


Como sair do modo beta

Para sair do programa de testes, é muito simples. Vá até a página do aplicativo no Google Play, desça até o final da tela e quando você vir a seguinte mensagem, toque em "Sair".


Você receberá um pedido de confirmação, que alerta que você deverá desinstalar o aplicativo e instalá-lo novamente se quiser usar a versão estável dele. Se continuar com interesse em sair do modo beta, confirma a ação tocando em "Sair".

Novamente, você deverá esperar alguns minutos para ser oficialmente removido do programa de testes daquele aplicativo. Depois disso, é só desinstalá-lo e instalá-lo novamente se quiser continuar usando o app na sua versão "normal".

Não é para todo mundo

Vale ressaltar que nem todo aplicativo tem versão beta disponível no Google Play. E, entre os que têm, nem sempre é possível participar, especialmente quando o quadro de participantes do programa de testes da empresa já está cheio. Nesses casos, volte após alguns dias para ver se abriu uma vaga.


Post Top Ad