Google lança aplicativo de criar GIFs para Android - Gel Tutoriais

Só as Melhores.

Post Top Ad

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Google lança aplicativo de criar GIFs para Android



O Google lançou hoje para Android o aplicativo Motion Stills, que grava clipes curtos de vídeo (de até um minuto), estabiliza-os e permite compartilhá-los em forma de GIF. O aplicativo já estava disponível para iOS desde junho do ano passado, e ele era usado para transformar as Live Photos dos iPhones em GIFs.

Além de gravar GIFs, o aplicativo também aplica a eles um esquema de estabilização por software para impedir que as imagens fiquem tremidas. Todo o processo de gravação e estabilização é feito pelo próprio hardware do celular, o que significa que ele funciona mesmo que não haja conexão com a internet. O GIF abaixo mostra a diferença que a estabilização faz:

Também é possível usar o aplicativo para gravar vídeos de "hyperlapse": esses vídeos são gravados ao longo de até um minuto e depois acelerados em até oito vezes. Como o app também aplica os efeitos de estabilização a esses vídeos, é possível criar efeitos de movimento bem interessantes, como os do GIF abaixo:
Como funciona?

De acordo com o Google, para realizar essa estabilização, o aplicativo processa cada quadro do vídeo enquanto ele está sendo gravado. O app também registra os metadados de movimento da imagem e grava as informações de estabilização como um mapa de texturas. Em seguida, une os metadados de movimento ao mapa de texturas e usa o chip de processamento gráfico do celular para mostrar o vídeo estabilizado em tempo real.

Esse processo, de acordo com o Google, é mais rápido e consome menos bateria do que criar um novo vídeo estabilizado. É por meio dele que o aplicativo consegue mostrar os clipes gravados em tempo real. A criação de um novo vídeo estabilizado só é feita se o usuário optar por baixá-lo ou compartilhá-lo como GIF ou vídeo. A tecnologia é semelhante à que o Google disponibilizou recentemente no Fotos.

Disponibilidade

Já é possível baixar o Motion Stills na Play Store; na App Store, ele já está disponível há bastante tempo também. Segundo o Google, o aplicativo também servirá como plataforma de experimentos da empresa com vídeos de curta duração, e alguns de seus recursos poderão mais tarde ser incluídos em outros apps.

Post Top Ad